Quanto De Atividade Física Devemos Fazer Para Deixar De Ser Sedentário?

Quanto De Atividade Física Devemos Fazer Para Deixar De Ser Sedentário?

A maioria  das pessoas é ativa fisicamente enquanto criança. Subir em árvores, correr, brincar… São atividades corriqueiras durante a vida infantil.

A partir da maior idade as responsabilidades crescem, os adultos começam a trabalhar mais, estudar mais… o tempo vai desaparecendo e durante as folgas a vontade mesmo é de descansar.

Acontece que, quando o corpo para, os músculos enfraquecem, a gordura aumenta, as articulações reclamam, a disposição para as tarefas diárias só piora.

Fica clara então a necessidade de voltar a se movimentar.

Mas, Quanto De Atividade Física Devemos Fazer Para Deixar De Ser Sedentário?

Dicas

Alguns cuidados devem ser tomados para que você volte a praticar exercícios, consiga fazer de forma segura e, principalmente, com regularidade.

Paciência

Quanto mais tempo você ficou parado, mais paciência precisa ter. Afinal, o importante é não parar mais. Portanto, sem pressa

O que fazer?

Atividades como futebol, corrida, esportes em geral são mais prazerosas para a maioria, mas oferecem maiores riscos de lesão, já que as variáveis são mais difíceis de controlar

Atividades como musculaçãopilateshidroginástica … acontecem em ambiente controlado e são mais seguras devido ao controle das variáveis. Na musculação por exemplo é possível manter sob controle a posição do corpo, carga, intervalo de recuperação, ritmo, direção… o que a torna muito segura.

No Pilates as salas costumam receber 3-4 alunos por professor o que facilita as correções e ajustes.

Quanto fazer?

Qualquer exercício é melhor do que nenhum. Uma vez por semana bom, duas ótimo, três excelente. Caso você possa intercalar os dias melhor ainda, pois dará pelo menos um dia para o seu corpo descansar e se recuperar.

Inúmeras pesquisas mostram que sessões de apenas 10 minutos já trazem bastante benefícios. Caso você possa fazer de 30 a 60 minutos, melhor ainda.

É importante salientar que, a diferença entre fazer pouco e fazer muito não é tão grande. A diferença entre não fazer nada e fazer pouco é muito grande. Com pouco já estamos bem melhor do que quem não faz nada, e muitas vezes também melhor do que quem exagera.

Nosso inconsciente associa o sofrimento à atividade física quando “sofremos demais”. Evite se esforçar demais no início.  Devagar e sempre é a regra.

Sobrepeso

Para quem está acima do peso o risco é maior ainda. Mais peso, mais desgaste para as articulações e ossos, e mais esforço para os músculos.

Portanto, evite inicialmente atividades como corrida, futebol, ou quaisquer outras que gerem muito impacto e procure focar numa alimentação balanceada juntamente com exercícios de fortalecimento.

Alimentação

Muitas vezes só os exercícios não vão resolver. Quanto mais leve você estiver, mais segura será sua atividade. Vá a um nutricionista, comece o trabalho de aprender a se alimentar melhor, use a alimentação como ajuda para que sua vida fique melhor. Uma boa alimentação mudará até o seu humor.

Cuidado

Quando tomamos a decisão de voltar a malhar estamos com boas emoções, a energia positiva… Isto não vai durar para sempre. Saiba que momentos ruins virão e será aí que teremos que estar atentos.

Não é uma questão de força de vontade, mas de compromisso. Não fique esperando a vontade chegar porque na maioria das vezes ela não virá. Mas o seu horário já deve estar reservado e você já se comprometeu com você mesmo e sabe que deve ir.

Assim que começar os hormônios irão lhe ajudar, sua mente vai desanuviar e você terá dado mais um passo.

Metas

Quanto mais nobre for sua meta, maiores serão suas chances. Querer emagrecer pra ficar mais bonita que a amiga não vai te manter ativa por muito tempo. Malhar porque quer se sentir melhor já é bem mais nobre. Mas querer estar bem pra poder cuidar melhor da família, pra poder brincar mais com os filhos… aí sim.

Trace metas de frequência, de regularidade, de frequentar pelo menos 2x por semana durante 1 mês, de ficar 30 dias sem açúcar….

Participar de uma prova, de uma travessia, escalar uma montanha…. também costuma funcionar muito melhor do que querer perder centímetros na cintura.

O Poder do grupo

Se sozinho fosse fácil, não haveriam escolas. Todos estudariam em casa, aprenderiam inglês na internet… Nós somos seres sociáveis, precisamos uns dos outros. Encontre sua tribo.

Não adianta se matricular na turma de velhinhas da hidro se você é jovem. Não adianta entrar na academia de boyzinhos de camiseta cavada se você já é maduro. Quando você encontrar um grupo legal, a atividade física vai ser apenas um detalhe.

Resumindo: Comece devagar, encontre sua tribo e trace seu compromisso consigo mesmo.

Quanto De Atividade Física Devemos Fazer Para Deixar De Ser Sedentário?

Márcio Motta
  • Graduado em E.F. – UFMG
  • Pós-Graduado – Atividade Física Para Grupos Especiais – USP / Nutrição – UVA/ Atividade Física Personalizada – UVA
  • Proprietário da Academia Êxito
  • Mais de 30 anos atuando na área
  • Atuou como preparador físico das equipes de futebol em Carajás-PA – CVRD
  • Corredor
  • Escalador (Aconcágua 6962, Ojos Del Salado 6893, Pão de Açúcar, Corcovado, Dedo de Deus…
  • Apaixonado por esportes, leitura, empreendedorismo.

Venha conhecer nosso método de treino NEXO. Sala própria, atendimento personalizado, metodologia própria. Pra você que deseja atingir seus objetivos, sentir-se especial, ser premium.

Academia Êxito
  • Desinfecção através de luzes ultra violeta 2x por dia.
  • Pista de corrida, sala aberta, hiper ventilada, sem riscos de contaminação.
  • Sala ampla de pilates
  • Piscina coberta, climatizada, tratada com íons prata
  • Vestiário infantil, o melhor de BH

É só fazer o contato no telefone ou Whatsapp e Agendar:

Ligue e marque: 31 2511-7600

Atendimento Whatsapp: 31 99559-3814

Atendimento começa ás 06:00 da manha e vai ate ás 22:00 horas

Rua Araguari, 746 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG, 30190-110, Brasil

Quanto De Atividade Física Devemos Fazer Para Deixar De Ser Sedentário?