---
title: &quot;O Que Fazer Para Aliviar a Dor Pós Treino&quot;
url: https://academiaexito.com.br/o-que-fazer-para-aliviar-a-dor-pos-treino/
author: acadexito
date: 2020-05-10T10:42:26-03:00
categories: [#DicadoProfessor, Aulas especiais, Blog Academia Êxito, Conteúdo, Dicas de treino, Eventos, Novidades]
tags: [academia barro preto, academia santo agostinho, academias barro preto, academias santo agostinho, dor do dia seguinte, dor muscular, dor pós treino, dor tardia, idosos, melhor idade, personal trainer, personal training, terceira idade]
---

# O Que Fazer Para Aliviar a Dor Pós Treino

[![](https://academiaexito.com.br/wp-content/uploads/2020/05/dor-300x300.jpg)](http://academiaexito.com.br/barro-preto/)O Que Fazer Para Aliviar a Dor Pós Treino

 A [Dor Muscular](http://academiaexito.com.br/barro-preto/) de Início Tardio ou DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness), na prática é a “[dor do dia seguinte](http://academiaexito.com.br/barro-preto/)” que representa a percepção da musculatura, às vezes apenas ligeiramente dolorida ou em outras situações com intensidade bem maior daquele grupamento muscular solicitado durante o [exercício físico](http://academiaexito.com.br/barro-preto/). Então, o que fazer para aliviar a dor pós treino?

 

##### Causas

 Sendo assim, esta dor é causada por esforço físico intenso ou acima do habitual, podendo ainda nos dias de hoje estar associada erroneamente à concentração de ácido lático no músculo. A associação do ácido lático à dor muscular não é necessariamente equivocada, uma vez que o acúmulo deste no músculo resulta em um quadro doloroso. Trata-se de uma dor aguda que aparece durante e imediatamente após o exercício. Ela é decorrente da falta de fluxo sanguíneo nos músculos em atividade (isquemia) e, em razão deste processo, os produtos da atividade metabólica (acido lático e potássio) não podem ser removidos. Em excesso, eles estimulam os receptores dolorosos localizados nos [músculos](http://academiaexito.com.br/barro-preto/).

 

##### Duração

 Portanto, a dor persiste até que a intensidade da contração para restabelecer o fluxo seja reduzida ou interrompida. Estudos recentes sobre a DOMS comprovam, inclusive, que o ácido lático é eliminado do organismo em duas ou três horas após o término da atividade física. A dor tardia, por sua vez, está associada a microtraumas musculares. O esforço provoca lesões em algumas células musculares (fibras), que por sua vez sofrem rupturas e derramam enzimas (creatinoquinase ou CK) na corrente sangüínea, levando a uma resposta inflamatória, causando dor e edema. O pico da CK pode aparecer ao redor de 48 horas após o término das sessões de exercícios.

  A dor do dia seguinte tem seu aspecto positivo, desde que seja um quadro moderado de dor. A explicação se daria que no processo de regeneração das microlesões, o músculo vai se remodelando como forma de se adaptar ao exercício, o que resulta em fortalecimento.   

##### Ciência

 Entretanto, a dor tardia pós-exercício é tida por muitas pessoas como uma evidência da eficácia dos exercícios físicos. Tem pessoas que até dizem que “sem dor não há ganho”. GRANDE ERRO! O exercício para ser eficaz não precisa sem desconfortável e nem doloroso! Muito pelo contrário. Se quiser manter seus exercícios para a vida toda – e ter resultados permanentes – procure fazer as atividades que lhe deem prazer e fuja da dor! Lembre-se: Mais importante que intensidade é a REGULARIDADE! 

##### Referencia

 Segar, M., Taber, J. M., Patrick, H., Thai, C. L., &amp; Oh, A. (2017). Rethinking physical activity communication: using focus groups to understand women’s goals, values, and beliefs to improve public health. BMC Public Health, 17(1), 462.  

##### Márcio Motta

 
- Graduado em E.F. – UFMG
- Pós-Graduado – Atividade Física Para Grupos Especiais – USP / Nutrição – UVA/ [Atividade Física Personalizada](https://academiaexito.com.br/barro-preto/) – UVA
- Proprietário da [Academia Êxito](https://academiaexito.com.br/barro-preto/)
- Mais de 30 anos atuando na área
- Atuou como preparador físico das equipes de futebol em Carajás-PA – CVRD
- Corredor
- Escalador (Aconcágua 6962, Ojos Del Salado 6893, Pão de Açúcar, Corcovado, Dedo de Deus…
- Apaixonado por esportes, leitura, empreendedorismo.

 

##### **Consultoria Virtual e Prescrição de Treinamentos**

 
- Preparação para corridas, competições, grande desafios;
- Planilhas e propostas de treinamento para perda de peso e condicionamento físico;

 O MAIS IMPORTANTE É A INTERAÇÃO COM SEU TREINADOR, E NÃO SOMENTE SUA FICHA DE TREINOS.