Como Envelhecer Bem

Como Envelhecer Bem

A população brasileira está vivendo cada vez mais em razão de inúmeros fatores, como mudança nos hábitos alimentares, prática de atividades físicas, maior conscientização, evolução da medicina e de medicamentos, entre outros. Sabendo-se que o envelhecimento é um processo natural na vida do ser humano, nada melhor do que passar pela fase com qualidade. Como envelhecer bem.

Há poucos anos, as pessoas fumavam dentro dos restaurantes, nos bancos e nas lojas — enfim, ninguém sabia que a fumaça também causava câncer e outras doenças, até mesmo, para quem nunca havia experimentado o tabaco. Esse é apenas um exemplo entre muitos que revelam como as pesquisas foram fundamentais para a população mudar os hábitos de vida.

Além disso, antigamente, não existiam remédios para o controle da diabetes e muita gente morria de hipertensão sem nunca ter ido ao médico. Graças à evolução na medicina e também aos estudos científicos, aliados aos investimentos públicos e a uma maior conscientização, as pessoas foram entendendo a importância da disciplina no dia a dia, criando uma cultura em prol da qualidade de vida.

Assim, atualmente, os dados revelam que os brasileiros estão envelhecendo cada vez mais. E o melhor: com saúde! Em termos de trajetória de envelhecimento, a população será composta por cerca de 25,5% de pessoas com mais de 65 anos até 2060, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, somente 9,2% se encontram em tal idade. Portanto, trata-se de um fenômeno em desenvolvimento impossível de ser negado.

Como envelhecer bem.

Ciência

Estudos sugerem que a osteocalcina, um hormônio protéico secretado pelos ossos, pode ter um poderoso efeito antienvelhecimento no resto do corpo. O exercício físico aumenta os níveis naturais de osteocalcina, o que ajuda a reverter algumas doenças ligadas ao envelhecimento, além de melhorar também a massa muscular e a memória! Para ter um corpo e uma mente sempre jovem mexa-se regularmente. Viva a vida com Êxito!

Referência

Karsenty, G., & Mera, P. (2018). Molecular bases of the crosstalk between bone and muscle. Bone, 115, 43-49.

Márcio Motta
  • Graduado em E.F. – UFMG
  • Pós-Graduado – Atividade Física Para Grupos Especiais – USP / Nutrição – UVA/ Atividade Física Personalizada – UVA
  • Proprietário da Academia Êxito
  • Mais de 30 anos atuando na área
  • Atuou como preparador físico das equipes de futebol em Carajás-PA – CVRD
  • Corredor
  • Escalador (Aconcágua 6962, Ojos Del Salado 6893, Pão de Açúcar, Corcovado, Dedo de Deus…
  • Apaixonado por esportes, leitura, empreendedorismo.
Consultoria Virtual e Prescrição de Treinamentos
  • Preparação para corridas, competições, grande desafios;
  • Planilhas e propostas de treinamento para perda de peso e condicionamento físico;

O MAIS IMPORTANTE É A INTERAÇÃO COM SEU TREINADOR, E NÃO SOMENTE SUA FICHA DE TREINOS.