Atividade Física Na Adolescência

Atividade Física Na Adolescência

Na série LOVE, da Netflix, a desregrada viciada em amor e sexo Mickey Dobbs termina o namoro com um fortão (mimado e dependente da mãe) e se apaixona por Gus Cruikshank (Paul Rust), um perfeito estereótipo de nerd na aparência e no comportamento: um magrelo responsável que usa óculos, avesso a atividades físicas e com vida previsível e um tanto sem graça. É quase sempre assim no cinema: a inteligência que falta nos atletas dos colégios sobra nos garotos que dedicam todo o tempo aos livros e detestam qualquer atividade que faça o corpo suar…

Mas, se os roteiristas de filmes e séries adolescentes se interessassem um pouquinho por neurociência, as histórias de amor seriam diferentes. Isso porque a prática frequente de atividade física na infância e adolescência faz bem para o cérebro e comprovadamente é capaz de melhorar a aprendizagem, a compreensão da leitura, a memória e o desempenho escolar.

Sendo assim, o fortão seria não apenas o mais popular das quadras esportivas, mas estaria também entre os alunos com as melhores notas da escola.

Ciência

Um recente estudo da OMS revelou que 80% dos adolescentes não estão fazendo atividades físicas na quantidade minimamente recomendada. A falta de exercícios leva a prejuízos na saúde física dos adolescentes que podem ter repercussões severas na vida adulta, além da perda de oportunidade de socialização e diversão que o esporte e as atividades físicas promovem. Incentive seus filhos e parentes jovens a se movimentarem. Viva a vida com Êxito!

Referência

Guthold, R., Stevens, G. A., Riley, L. M., & Bull, F. C. (2019). Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with 1.6 million participants. The Lancet Child & Adolescent Health.

Márcio Motta
  • Graduado em E.F. – UFMG
  • Pós-Graduado – Atividade Física Para Grupos Especiais – USP / Nutrição – UVA/ Atividade Física Personalizada – UVA
  • Proprietário da Academia Êxito
  • Mais de 30 anos atuando na área
  • Atuou como preparador físico das equipes de futebol em Carajás-PA – CVRD
  • Corredor
  • Escalador (Aconcágua 6962, Ojos Del Salado 6893, Pão de Açúcar, Corcovado, Dedo de Deus…
  • Apaixonado por esportes, leitura, empreendedorismo.
Consultoria Virtual e Prescrição de Treinamentos
  • Preparação para corridas, competições, grande desafios;
  • Planilhas e propostas de treinamento para perda de peso e condicionamento físico;

O MAIS IMPORTANTE É A INTERAÇÃO COM SEU TREINADOR, E NÃO SOMENTE SUA FICHA DE TREINOS.