Como diminuir o sal na alimentação

Como diminuir o sal na alimentação

1- Diminua o sal da comida gradativamente

Se você gosta da comida salgada porque acha que dá mais gosto ou algo do tipo, comece diminuindo quantidade de sal no preparo das suas refeições e até nas saladas. O ideal é ir diminuindo aos poucos, tirando cada dia mais um pouco do sal que está acostumado. Aos poucos, seu paladar vai se acostumando com o gosto do alimento e você não vai querer mais tanto sal.

2- Adicione temperos naturais

Utilizar temperos como ervas, especiarias e no preparo das suas refeições pode ajudar a realçar o sabor dos alimentos. Desta forma, os temperos dão mais sabor aos alimentos e você não precisa utilizar tanto sal. Alguns exemplos são: coentro, gengibre, alho, cebola, cheiro verde, orégano, pimenta, entre outros.

3- Sempre leia os rótulos

Para saber a quantidade de sódio presente em um alimento industrializado, você deve ver a tabela nutricional. Lembre-se que na tabela aparece a quantidade de sódio em uma porção, que nem sempre é o alimento todo. Ler o rótulo dos alimentos também é importante para saber a quantidade de outros nutrientes, calorias e os ingredientes presentes naquele alimento.  E, claro, sempre prefira os alimentos naturais. Os produtos que contém mais sódio normalmente são: embutidos, congelados, salgadinhos, bolachas, etc.

4- Retire o saleiro da sua mesa

Quando você tem o acesso fácil ao sal, é natural que você coloque um pouquinho mais, principalmente na salada ou nos alimentos que adicionamos sal ao final. Por isso, evite ter o saleiro muito perto de você.

Gostou das dicas? Conte para a gente qual foi a dica que você mais se interessou. Lembre-se que não se cria um novo hábito de um dia para o outro e sim gradativamente, comece aos poucos e não desista de ter práticas saudáveis na sua rotina.

Márcio Motta

  • Graduado em E.F. – UFMG
  • Pós-Graduado – Atividade Física Para Grupos Especiais – USP / Nutrição – UVA/ Atividade Física Personalizada – UVA
  • Proprietário da Academia Êxito
  • Mais de 30 anos atuando na área
  • Atuou como preparador físico das equipes de futebol em Carajás-PA – CVRD
  • Corredor
  • Escalador (Aconcágua 6962, Ojos Del Salado 6893, Pão de Açúcar, Corcovado, Dedo de Deus…
  • Apaixonado por esportes, leitura, empreendedorismo.

Consultoria Virtual e Prescrição de Treinamentos

  • Preparação para corridas, competições, grande desafios;
  • Planilhas e propostas de treinamento para perda de peso e condicionamento físico;

O MAIS IMPORTANTE É A INTERAÇÃO COM SEU TREINADOR, E NÃO SOMENTE SUA FICHA DE TREINOS.