Adolescência Atividade Física
“A ciência tem mostrado, há anos, que a prática de atividade física regular é garantia de saúde e, quando praticada desde cedo pelos jovens, pode otimizar o desenvolvimento tanto físico como cognitivo, contribuindo tanto para um crescimento saudável, como nos resultados de aprendizagem. Em outras palavras, a manutenção da saúde e a prevenção de doenças têm como fator primordial o uso do movimento, através da prática de atividade física que contribui no desenvolvimento de adolescentes e jovens.”
Ciência
Se você tem adolescentes na sua família, aqui vai um alerta! Uma pesquisa publicada no Jornal de Medicina Preventiva constatou um fato alarmante: Adolescentes de 19 anos estão tão sedentários quanto pessoas de 60 anos! Isso é muito preocupante porque o sedentarismo aumenta os riscos do desenvolvimento de diabetes e hipertensão. Antes considerada uma doença de adultos, o diabetes invadiu a infância e a adolescência por causa da inatividade física e alimentação inadequada. O Brasil é o 3º país do mundo com mais crianças com diabetes tipo 1 (insulino-dependente)! Incentive seus filhos, primos e sobrinhos jovens a se mexer.
Bibliografia
Fonte: Varma, V. R., Dey, D., Leroux, A., Di, J., Urbanek, J., Xiao, L., & Zipunnikov, V. Re-evaluating the effect of age on physical activity over the lifespan. Preventive Medicine, 2017
Márcio Motta
- Graduado em E.F. – UFMG
- Pós-Graduado – Atividade Física Para Grupos Especiais – USP / Nutrição – UVA/ Atividade Física Personalizada – UVA
- Proprietário da Academia Êxito
- Mais de 30 anos atuando na área
- Atuou como preparador físico das equipes de futebol em Carajás-PA – CVRD
- Corredor
- Escalador (Aconcágua 6962, Ojos Del Salado 6893, Pão de Açúcar, Corcovado, Dedo de Deus…
- Apaixonado por esportes, leitura, empreendedorismo.
Consultoria Virtual e Prescrição de Treinamentos
- Preparação para corridas, competições, grande desafios;
- Planilhas e propostas de treinamento para perda de peso e condicionamento físico;
O MAIS IMPORTANTE É A INTERAÇÃO COM SEU TREINADOR, E NÃO SOMENTE SUA FICHA DE TREINOS.