Por que é importante praticar atividade física na terceira idade

Por que é importante praticar atividade física na terceira idade

Falando em termos de qualidades físicas, idosos precisam muito de Força para as atividades diárias, como carregar sacolas, subir escadas, assentar e levantar…. e, flexibilidade, para vestir uma blusa, amarrar os sapatos, pegar um objeto mais alto na prateleira…

Idosos não precisam de resistência para correr 10, 15, 20 kms. Obviamente, idosos treinados em corrida terão ótima condição cardio-respiratória, e um sistema cardiovascular em bom funcionamento.

Então, por que é importante praticar atividade física na terceira idade?

Ambiente

É fundamental que o idoso goste do local no qual ele se exercita. Portanto, a  a primeira opção é escolher uma tribo com a qual ele vai se dar bem.

Em geral eles são resistentes a iniciar qualquer coisa mas, quando gostam, também são bem persistentes e fica difícil convencê-los a mudar de lugar.

Modalidades

Existem diversas opções atualmente e como os casos são específicos, vamos mostrar algumas abaixo que consideramos muito boas:

 Hidroginástica

* Para quem tem a ideia de que Hidroginástica serve apenas para relaxar ou movimentar o corpo, note que esse exercício é muito bom para perder peso, queimar gorduras e tonificar os músculos, garantindo um corpo mais bonito, saudável e forte.

* Excelente para quem tem problemas articulares nos membros inferiores, pois diminui a sobrecarga nos quadris, joelhos e tornozelos

* Normalmente a Hidroginástica é praticada em grupos. Os exercícios feitos dentro da piscina são variados. Desde atividades individuais a outras onde é preciso da ajuda de uma pessoa e vice-versa. Essa interação é ótima para as relações sociais, faz com que as pessoas percam a timidez e criem novas amizades.

* A Hidroginástica tem impacto muito menor que natação ou musculação, por exemplo, o que a torna mais democrática. Dessa forma, adolescentes, adultos e idosos podem compartilhar o mesmo espaço e praticar juntos.

* Além de ajudar a emagrecer, a Hidroginástica é ótima para melhorar a resistência muscular, a prevenir doenças nos ossos e a tratar de problemas nas articulações. Todos esses fatores contribuem para melhorar a qualidade de vida e envelhecer com saúde.

Pilates

Método de exercícios físicos criado por Joseph Pilates inicialmente para superar as próprias limitações e a partir das décadas de 80 e 90 se difundiu pelo mundo inteiro.

Prioridades

Prioriza também a estabilização muscular, centralização, respiração, concentração e flexibilidade. Na II Guerra Mundial foi utilizado como objetivos terapêuticos de recuperação de soldados feridos.

Pilates além de seu repertório de exercícios no solo desenvolveu aparelhos (dentre eles podemos citar os mais conhecidos, o Reformer, o Cadillac, a Step chair e o Ladder Barrel) utilizados para que o praticante aprenda, fortaleça e refine os movimentos ensinados.

Para alunos iniciantes a orientação mais correta é que inicie o aprendizado do método nos aparelhos para que no solo possa executar o repertório com mais consciência corporal, preparo físico e segurança.

Pilates, durante as aulas trabalha com um foco mais global, quer dizer, trabalha o corpo o tempo todo, através de princípios como controle, precisão e concentração, corpo e mente trabalham juntas. Os movimentos deverão ser executados de forma mais lenta e com menor número de repetições. Prezam-se mais a qualidade que a quantidade.

Tem como um dos objetivos fortalecer a musculatura através do realinhamento postural, preparando o corpo para o desempenho de outras atividades físicas e do cotidiano, apresenta também ótimos resultados na área de reabilitação de lesões e desvios posturais.

Yoga

Está relacionada ao budismo ou hinduísmo, através de exercícios e meditação trabalhando não só a parte física, mas também a mente.

Trabalha as emoções, e ajuda ao praticante agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, trazendo um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, aumentando a concentração e a força e flexibilidade.

Existem diversos ramos do Yoga, entre eles podemos citar a Raja-Yoga, Jnana-Yoga, Carma-Yoga, Bacti-Yoga e Hata-Yoga, que possuem enfoques diferentes nas ações e atividades com seus praticantes.

Na Yoga, procura-se tornar o indivíduo mais consciente em postura, alinhamento e padrões de movimento. Na sua prática, os movimentos devem ser sempre acompanhados por um profissional formado na área. Utiliza-se o próprio peso do corpo como resistência focando principalmente no fluxo de energia entre um movimento e outro.

Benefícios
  • Aumenta a energia
  • Fortalecimento geral
  • Acalma o sistema nervoso
  • Aumento da flexibilidade
  • Aumento da sensação de felicidade
Musculação

Uma das grandes vantagens da musculação é  a segurança.

Com a musculação podemos controlar o ritmo, a direção, a carga, a velocidade de execução… ou seja, tudo para tornar o exercício seguro e tirar o máximo do seu desempenho. Portanto, musculação trás inúmeros benefícios aos idosos.

Ciência

Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, analisou a carga necessária para estimular a mineralização óssea e descobriu que é cerca de 4 vezes o peso corporal.

Logo, se alguém pesa 60 Kg precisaria de uma sobrecarga de 240 quilos de peso para estimular os ossos! Felizmente atividades tais como a musculação, podem gerar uma carga mecânica de quatro vezes o peso corporal e desencadear todo o processo sem representar riscos ao praticante.

Então, por que é importante praticar atividade física na terceira idade?

Conclusão

Existe todo tipo de idoso: Que gosta de atividades na  água, que não gosta, que tem problemas nos joelhos, que caminha com facilidade, corredores… É impossível dizer que uma única atividade é a melhor para todos eles.

O ideal é que diferentes modalidades sejam experimentadas e escolhidas de acordo com a individualidade. Fatores como ambiente, gosto, grupo social, patologias… são essenciais na hora da escolha.

O movimento é essencial em nossas vidas. Imobilize uma pessoa e ela morrerá em pouco tempo.

Márcio Motta
  • Graduado em E.F. – UFMG
  • Pós-Graduado – Atividade Física Para Grupos Especiais – USP / Nutrição – UVA/ Atividade Física Personalizada – UVA
  • Proprietário da Academia Êxito
  • Mais de 30 anos atuando na área
  • Atuou como preparador físico das equipes de futebol em Carajás-PA – CVRD
  • Corredor
  • Escalador (Aconcágua 6962, Ojos Del Salado 6893, Pão de Açúcar, Corcovado, Dedo de Deus…
  • Apaixonado por esportes, leitura, empreendedorismo.

Venha conhecer nosso método de treino NEXO. Sala própria, atendimento personalizado, metodologia própria. Pra você que deseja atingir seus objetivos, sentir-se especial, ser premium.

Academia Êxito
  • Desinfecção através de luzes ultra violeta 2x por dia.
  • Pista de corrida, sala aberta, hiper ventilada, sem riscos de contaminação.
  • Sala ampla de pilates
  • Piscina coberta, climatizada, tratada com íons prata
  • Vestiário infantil, o melhor de BH

É só fazer o contato no telefone ou Whatsapp e Agendar:

Ligue e marque: 31 2511-7600

Atendimento Whatsapp: 31 99559-3814

Atendimento começa ás 06:00 da manha e vai ate ás 22:00 horas

Rua Araguari, 746 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG, 30190-110, Brasil