Quem Tem Problema De Coração Pode Fazer Atividade Física?
Sua aptidão cardiovascular, também chamada de aptidão cardiorrespiratória (ACR), diz muito sobre sua saúde e sobre o quanto outras condições podem afetá-la. Basicamente, a ACR mede quão bem seu corpo absorve oxigênio e o distribui aos músculos e órgãos durante períodos prolongados de exercício. Quem Tem Problema De Coração Pode Fazer Atividade Física?
Geralmente, quanto maior for seu nível de ACR, menor será o risco de desenvolver uma variedade de doenças. Níveis baixos de ACR estão associados a alto risco de doença cardiovascular, certos tipos de câncer e maiores taxas de mortalidade.
Há uma crescente relação entre a ACR e o nível geral de saúde. Isso levou a Associação Americana do Coração a recomendar, em 2016, a medição de aptidão cardiorrespiratória em consultas clínicas como parte da triagem de atendimentos.
Ciência
Muita gente com problemas do coração fica com medo de fazer exercícios. Um estudo recente publicado no Jornal Canadense de Cardiologia mostrou que pessoas com problemas no coração melhoram sua condição física e psicológica por meio de exercícios bem supervisionados, independente da idade. O surpreendente é que quanto mais precária a condição inicial maiores os benefícios para a pessoa! Nunca é tarde para começar. Viva a vida com Êxito!
Referência
Deley, G., Culas, C., Blonde, M. et al (2019). Physical and psychological effectiveness of cardiac rehabilitation: age is not a limiting factor! Canadian Journal of Cardiology, 35(10).
Márcio Motta
- Graduado em E.F. – UFMG
- Pós-Graduado – Atividade Física Para Grupos Especiais – USP / Nutrição – UVA/ Atividade Física Personalizada – UVA
- Proprietário da Academia Êxito
- Mais de 30 anos atuando na área
- Atuou como preparador físico das equipes de futebol em Carajás-PA – CVRD
- Corredor
- Escalador (Aconcágua 6962, Ojos Del Salado 6893, Pão de Açúcar, Corcovado, Dedo de Deus…
- Apaixonado por esportes, leitura, empreendedorismo.
Consultoria Virtual e Prescrição de Treinamentos
- Preparação para corridas, competições, grande desafios;
- Planilhas e propostas de treinamento para perda de peso e condicionamento físico;
O MAIS IMPORTANTE É A INTERAÇÃO COM SEU TREINADOR, E NÃO SOMENTE SUA FICHA DE TREINOS.