Musculação e prevenção de lesões
Musculação e prevenção de lesões
O envolvimento com esportes, tanto profissional quanto amador, está associado com o aparecimento de algumas lesões, especialmente as por excesso de uso. O problema é que essas lesões, além da dor e dos inconveniente, também podem gerar o afastamento das atividades, para os amadores tem o impacto na composição corporal, funcionalidade e até mesmo a parte psicológica
No esporte profissional, isso ainda tem os gastos com reabilitação, perdas de competições, prejuízos de mídia, etc. Então vale o ditado “é melhor prevenir que remediar”.
Para isso, o bom e velho treino resistido (musculação) tem se mostrado especialmente eficiente. Em uma revisão sobre o tema, Bo Lauersen et al. (2018) compilaram dados de 7738 participantes com acompanhamentos que iam de 14 semanas a 1 ano!
De acordo com as análises, fazer treino de força, resulta em um risco relativo de 0,338 em comparação com quem não faz! Ou seja, quem não faz musculação tem uma chance cerca de 3 vezes maior de se lesionar!! Os resultados foram independentes da idade dos participantes (adolescentes vs. adultos).
Com relação aos mecanismos. as hipóteses são que o treino de força melhore a coordenação, fortaleça tecidos adjacentes, reduza a sobrecarga nas articulações e promova melhor percepção de risco, dentre outras coisas.
Enfim, se você pratica esportes, seja por diversão, seja profissionalmente, é importante considerar a inclusão do treinamento de força (musculação) em seus treinos. Além de ajudar no seu desempenho, também vai ajudar na sua saúde!
Paulo Gentil